Teologia,  Vida Cristã

Tenha bom ânimo!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Como precisamos aprender com Jesus todos os dias para vivermos a vida vitoriosa que Ele nos conquistou. Pois, apesar de conhecermos as Escrituras muitas vezes nos deixamos abater pelas aflições que este mundo nos traz.

No texto, Ele diz “tereis aflições”. Ninguém está isento de passar por esta vida e não sofrer aflições. – preocupações na alma, angústias, medo, perdas, crises… Fomos alertados pela Palavra que viveríamos em tempos difíceis, “dias maus” (2 Tm 3:1, Ef 5:16)), tempos de muitas aflições.

Como pais somos afligidos pelas novas ideologias que deturpam o papel de homem e mulher na sociedade, novos comportamentos que destroem a família, o perigo das drogas, a corrupção na política, a instabilidade econômica, afligidos pela ameaça das superbactérias, e agora o coronavírus… Tudo isso tem deixado as pessoas muito abatidas.

O que te desanima? O que te mata o seu entusiasmo, que rouba seu ânimo? Todo dia encontro alguém desanimado por algum motivo (grande ou pequeno) ou, dizem, por causa de alguém. Gente que não se anima nem mesmo para orar.

Tenham paz!

Voltemos ao texto. Jesus disse: Eu tenho dito tantas coisas a vocês para que tenham paz! Será que não é suficiente saber que Deus nos ama, que o pai cuida, que o Espírito Santo consola? Foi o que Jesus nos disse.

Ele não disse: você tem a paz! Ele diz: tenham paz… é condicionada em você tomar posse no que Ele diz, no que Deus promete através da Sua Palavra. “Eu tenho dito para que tenham paz!”. Encontrem ânimo no que eu digo, no que eu ensinei, no testemunho que dei, na luta que eu travei, na vitória que eu conquistei…

Um pouco antes, Jesus falava do relacionamento com o Pai e de como essa intimidade nos beneficia… É isso que deve nos trazer esperança!!

Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. João 16:24

A diferença é enfrentar as tribulações sozinho ou superar com Cristo.
Enfrentar o mundo e suas aflições sozinho ou contar com a paz que Cristo dá. A verdadeira paz está Nele!

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo 14:27

Quando se fala em tribulação, em aflição… o paralelo é luta! Mas, Jesus está falando de paz.

Alexander MacLaren escreveu: Ele promete uma paz que coexiste com a tribulação e o distúrbio, uma paz que se realiza no conflito e na luta. A árvore ficará de pé, com suas raízes profundas e seu caule firme, sem movimento, embora os ventos mais selvagens possam jogar seus galhos e espalhar suas folhas.

Tenham ânimo!

Ânimo – Significa disposição de espírito; alento. Coragem, resolução. Intenção. Vem do Latim ANIMUS, “alma, coragem, desejo, mente”, relacionado a ANIMA, “ser vivo, espírito, coragem, disposição”.
A palavra “ânimo” aqui vem do grego “tharhountes”. Significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante é “tharseo”. Pode ser traduzida como “tomar coragem” ou “tomar ânimo” que significa “não tenha medo!” ou “coragem!”.

Seja qual for a aflição que te desanima, ela não deve te parar! Porque a paz que Jesus promete, o descanso que Ele traz não tem nada a ver com apatia ou letargia.

Deus falou a Josué em seu momento de aflição – Seu líder, havia morrido, havia uma terra cheia de gigantes a ser conquistada… Dá para imaginar o medo, a insegurança, a preocupação. Quantos sentimentos afligiam o coração e a alma de Josué, depois da morte de Moisés.

Então, Deus chega com uma palavra firme para Josué: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Js 1:2

“Josué, levanta-te!!”. “Não dê lugar ao medo”. “Não dá para ficar aí esperando” , “não dá para voltar atrás”, “não dá para mudar o passado”… Coragem, não é hora de se entregar.

Em quase a metade do capítulo, Deus está motivando Josué com suas promessas e com as lembranças de como Ele é um Deus fiel.

“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. vs5”.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. vs6

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. vs9

Por quatro vezes Ele diz: Esforça-te, e tem bom ânimo!

O apóstolo Paulo também pregou o bom ânimo aos cristãos de seu tempo e a nós continua ecoando sua palavra:

Eles animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus At 14:22

Em Coríntios 4: 8-10, Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;

Tenham fé!

Jesus termina o versículo 33 de João 16, dizendo que Ele venceu o mundo. Ora o que quer dizer isso, senão que também podemos vencer.

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 1 Jo 5:4,5

A fé nos anima a perseverar, a permanecer firmes na tribulação. até que do Senhor alcancemos a vitória. Sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração (Rm 12:12)

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tg 1:12

Concluindo, espero que guarde estas três lições que enfatizo:

  1. No mundo teremos aflições, é certo. mas, a tribulação pode ser uma ponte para nosso crescimento, trazendo perseverança.
  2. Busque a paz que só Ele pode dar, que excede o entendimento. Anime-se com as Suas palavras de encorajamento e com as Suas promessas incomparáveis.
  3. Mantenha a fé. A fé nos dá coragem para prosseguir, para nos mover, para viver os planos de Deus para nós.

Como foi com Josué, assim também o Senhor irá conosco e seremos bem-sucedidos em nossos caminhos.

Tenha bom-ânimo!

Foto de Nikolay Draganov no Pexels

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.