Estudos & Mensagens,  Vida Cristã

Cinco lições de oração que aprendemos com Jesus

Jesus foi um grande exemplo na vida de oração. Em todo tempo ele orava. Nas madrugadas, nos montes, sozinho…

Proponho aprendermos cinco lições com o mestre para perseverar na vida de oração:

1ª Lição: Todo dia, toda hora, todo lugar… é tempo para orar

O Evangelho de Lucas menciona a vida de oração de Jesus em cinco passagens:

  • Orava sozinho (5:16)
  • Passou a noite orando a Deus (6:12)
  • Orava em particular, mesmo com os discípulos (9:18)
  • Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar (9:28)
  • Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar (11:1)

Jesus orava o tempo todo, em todo lugar. As orações do Senhor não eram rotineiras e cheias de vãs repetições. E você, só ora na igreja?

Há tempo para orar sozinho, no secreto, e tempo para orar com os irmãos. Aproveitemos todo tempo, pois a Bíblia diz: orem sem cessar (1Ts 5:7)

2ª Lição: Ore ao Pai, seja qual for a sua necessidade

Sobre Jesus o autor de Hebreus escreveu: O qual, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade (Hb 5:7).

Ou seja, enquanto homem (nos dias de sua carne), Jesus orou ao Pai (ao que o podia livrar da morte), com clamor, lágrimas, orações e súplicas… e foi ouvido.

Jesus não tinha dúvidas. Em João capítulo 11, por ocasião da morte de Lázaro, ele declara: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves (vs. 41,42).

Seja qual for a sua necessidade, lembre-se o Pai sempre ouve. Ofereça a Ele o seu clamor, pois Ele colhe as suas lágrimas. Ele te ouve, Ele te abençoa!

3ª Lição: Vigie em oração para não cair em tentação

Jesus passou 40 dias em jejum e oração. Foi um tempo em que Ele se encheu do Espírito Santo e então, se viu preparado para vencer a tentação do diabo. Jesus, cheio do Espírito Santo…foi levado pelo Espírito ao deserto, onde durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo… (Lc 4:1-2).

Antes de o pecado ser consumado, somos tentados a pecar. Jesus também nos ensina a orar pedindo: “não nos deixe cair em tentação” (Mt 6:13).

Ainda em Mateus, Ele exorta: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26:41).

Todo dia o pecado vem, rondando a nossa vida, batendo à nossa porta. Para vencer a tentação, faça como Jesus, permaneça em oração, jejum e vigilância.

4ª Lição: Ore antes de tomar decisões importantes na vida

Preparando-se para escolher doze homens que estariam lado a lado consigo, Jesus dedicou um precioso tempo em oração. Escolher os discípulos que viveriam a experiência de compartilhar os mistérios de Deus era sem dúvida uma tarefa que merecia ser tratada com oração.

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos (Lc 6:12,13).

Nossas decisões influenciam profundamente na caminhada da vida, ainda assim quantas vezes tomamos decisões importantes sozinhos e (pior) sem oração, sem falar com Deus.

Na hora de escolher andar com pessoas, fazer negócios, casar-se…
Vamos seguir o exemplo de Jesus?! Busque a direção de Deus sempre antes de fazer escolhas e tomar decisões.

5ª Lição: É bom quando alguém ora por nós, mas é melhor quando falamos diretamente com o Pai

É muito comum as pessoas pedirem aos outros para fazerem uma oração por elas: “Ore por mim!” Muitos acreditam que a oração de um pastor ou pastora, de um líder, é mais poderosa, isso é um engano.
E quando só restar você e Deus, o que fará?!

Faça como Jesus que orou por si mesmo várias vezes, especialmente em momentos de angústia.

No Getsemani: Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres (Mt 26:39)

Na cruz, das palavras ali proferidas, três foram orações e esta referia-se a si mesmo: Por volta da hora nona exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lamá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste? (Mt 27:46)

Sabemos que foi só uma sensação porque Ele ressuscitou, e conquistou o livre acesso ao trono de Deus para nós. Aleluia!

Por causa de Jesus, o Pai nos recebe de braços abertos, por isso não permita que nada lhe roube o privilégio, a oportunidade e o prazer de falar diretamente com Ele.

Deus te abençoe!

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.