Estudos & Mensagens,  Vida Cristã

10 passos para prevalecer em oração

As desculpas mais comuns que ouço das pessoas que não conseguem orar por mais de 5 minutos são: falta de tempo, não saber orar, não ter o que dizer, não conseguir ficar muito tempo parado e outras.

Sabemos que todas estas coisas são lutas que temos que vencer, batalha a batalha, passo a passo. Então, como vencê-las e permanecer em oração por mais tempo? Como orar por uma hora ou mais, para que Jesus não nos encontre apenas dormindo:

“Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora?” Marcos 14:37

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1) Faça como um atleta – Comece ao poucos e, diariamente, vá aumentando o seu tempo de oração. A prática o levará ao hábito. Se você nunca orou mais do que 5 minutos, dificilmente conseguirá orar durante uma hora logo no primeiro dia. Portanto, vá aumentando gradativamente o seu tempo: 10,15,30 minutos, e assim, sucessivamente. Logo você perceberá que orar por uma hora seguida é tão natural quanto se alimentar.

2) Crie o seu caderno de oração

Anote todos os seus compromissos de oração para não se esquecer dos alvos – família, igreja, etc. Anote, especialmente, aquele pedidos que chegam até você – “por favor, ore por mim”, “ore pelo meu pai”. Quantas pessoas dizem “vou orar” e logo, se esquecem.
Anote o dia do pedido e, quando receber a bênção, a data da vitória.

3) Pratique a intercessão – A maioria das pessoas só consegue orar por si mesmas e pela sua própria casa. Lembre-se de que a Palavra de Deus nos ensina a orarmos uns pelos outros, pelas autoridades, pelas nações, pelos enfermos etc.

4) Gaste um tempo para ouvir a Deus – Oração é comunhão e comunhão é diálogo. Geralmente as nossas orações são monólogos (só nós falamos). Experimente parar para ouvir a voz do Espírito Santo, Ele irá orientá-lo a orar como convém. Medite na Palavra do Senhor.

5) Fale com o Espírito Santo – Lembre-se de que depois que você recebeu Jesus em sua vida, nunca mais esteve ou estará só. Por isso, o cristão nunca fala sozinho ou com “seus botões”, ele fala diretamente ao Espírito Santo. Onde você estiver, independentemente das circunstâncias, você pode orar e falar com o Pai celestial.

6) Ore a Palavra – Nada pode vencer a Palavra de Deus. Quando você não achar o que dizer, diga o que está escrito na Bíblia. Ex. Quando estiver sentindo-se fraco e incapaz, declare o versículo de Filipenses 4.13: “tudo posso naquele que me fortalece”.

7) Arrume tempo e providencie um lugar tranquilo para orar – O Senhor Jesus disse que deveríamos entrar em nosso quarto e orar em secreto. Separe um momento adequado e um lugar onde você não seja interrompido ou tenha sua atenção dispersada pelo telefone, pela televisão, por pessoas conversando, etc.

8) Ouça músicas de louvor – A adoração pode ser feita através de músicas de louvor que podem ajudá-lo a “entrar no clima”. Deus habita no meio dos louvores e, com certeza, eles lhe darão maior facilidade para sentir a presença de Deus nos seus momentos de oração.

9) Mantenha a disciplina – Para você não desistir- tal qual os que sempre desistem da continuidade dos regimes alimentares – coloque o seu momento de oração como prioridade em sua vida. Nada pode ser mais importante do que manter a comunhão com o Senhor. A oração é o “combustível” do crente. Coloque um alarme ou notificação no celular para te lembrar: “Ei, é hora de orar!”

10) Persevere sempre, confiante nas promessas do Senhor – Muitas pessoas desistem da prática da oração quando não veem os seus pedidos serem atendidos. Lembre-se de que o Senhor responde a todas as orações, mas, nem sempre a resposta é “sim”. Entretanto, tudo o que Ele prometeu em Sua Palavra Ele é fiel para cumprir e fazer infinitamente mais.

Fique firme e continue prevalecendo em oração!!

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.