Comportamento,  Comunicação,  Sociedade

Confira 5 passos para identificar uma fake news

Nesta pandemia, vimos crescer a disseminação de notícias falsas, conhecidas em inglês por fake news, levando pessoas a sofrerem prejuízos até mesmo na saúde; e podemos esperar um crescimento ainda maior no período eleitoral se nada fizermos.

Pesquisas mostram que, ao contrário do que se imagina, as pessoas conseguem detectar facilmente quando algo é falso, mas acabam compartilhando assim mesmo porque se identificam com as opiniões. E o que é pior, muita gente não pensa sobre a veracidade de uma informação antes de compartilhá-la numa rede social.

O Senado aprovou este ano o projeto de Lei 2.630/2020 que busca combater a disseminação de notícias falsas. O texto aguarda aprovação na Câmara dos Deputados, mas, já se discute o que muda caso o projeto das fake news se torne lei.

Enquanto isso, eu e você podemos impedir que as notícias falsas continuem sendo transmitidas por aí. Compartilhe e espalhe esta ideia.

Confira 5 passos para identificar uma notícia falsa e barrar a sua propagação. Breve eu publicarei sobre alguns canais de checagem de notícias para você pesquisar.

Check a Fonte

Investigar a origem da notícia é o primeiro passo nessa batalha contra as fake News. Procure saber: Quem está falando tem autoridade no assunto? É fato ou apenas opinião? A fonte ou o site é confiável?

Se a origem for duvidosa, basta procurar o assunto em outros canais, em portais de notícias mais confiáveis. Existem várias agências de checagem de informações que são sérios e estão sempre de olho em conteúdos falsos.

Desconfie sempre

Os títulos são chocantes, absurdos, contém erros? Desconfie. As informações parecem surreais demais? Desconfie. Leia com atenção o conteúdo completo. Às vezes, o título pode ter um erro de interpretação e não condizer com os fatos. Novamente, faça uma checagem na internet para comparar a notícia e ver se é fato ou fake.

Confira a data

É muito comum notícias antigas serem usadas fora de contexto para propagar informações enganosas. Pode haver um trecho falso, números alterados, nomes fictícios. Mesmo áudios e vídeos são facilmente adulterados. Pesquisas são falsificadas. Confira sempre se é uma informação real e confiável.

Confira os dados

A informação pode ser comprovada em outras fontes? Ou seja, a pessoa que está falando realmente é quem ela diz ser? Trabalha mesmo na empresa que diz trabalhar? A pesquisa pode ser comprovada?

Lembre-se que instituições, empresas e profissionais sérios se manifestam, principalmente, pelos seus canais oficiais de comunicação. Além disso, a tecnologia atual permite que até mesmo áudios e vídeos sejam manipulados.

Na dúvida, não compartilhe

A regrinha básica já é conhecida: analisar se o conteúdo vale a pena ser propagado. É relevante? Interessa aos outros, é uma mensagem positiva ou denigre a imagem de alguém?

Se comprovar a fake News, não compartilhe, antes denuncie a notícia falsa. As redes sociais recebem denúncias, assim como o governo ou site de checagem de informações.

Faça sua parte para impedir a disseminação de notícias falsas!

Se este artigo te ajudou, envie o link nos grupos de mensagens, compartilhe também com os amigos e contribua com esta causa: todos contra as fake news!!

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.