Comportamento,  Comunicação

Como melhorar a sua comunicação

Vivemos a era da tecnologia, da globalização, da internet, da informação instantânea, do avanço da ciência. O profeta Daniel previu este tempo – “… até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará” Dn 12:4

Mas, o que aconteceu com a comunicação?

Nem todos os meios de comunicação disponíveis (smartphones, notebooks, tabletes) nem todos os aplicativos criados até o momento (como Skype, Viber, Messenger, Whatsapp, Facebook, etc.) tem sido capazes de manter as pessoas conectadas de maneira prazerosa e saudável. A cada dia o que vemos é mais introspecção, solidão e distanciamento entre filhos e pais, entre cônjuges e entre irmãos.

A cena já é comum nas ruas, nos shoppings e nas casas da maioria das famílias brasileiras: as pessoas estão juntas, mas, parecem separadas. E o que as separa? Os dispositivos eletrônicos. Estão se comunicando por mensagens virtuais; por carinhas, por legendas, sem nenhuma manifestação da verdadeira comunicação que exige olho no olho, ou seja, atenção ao outro.

“Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta”. Mario Quintana

Segundo uma pesquisa realizada, em 2012, por uma universidade de Portugal, 44% das mulheres entrevistadas apontaram a falta de comunicação como a causa do divórcio. Em alguns países, as redes sociais também são apontadas como motivos para discórdias nos relacionamentos conjugais.

Outra pesquisa me chamou muito a atenção. De acordo com o Institute of Medicine, metade dos adultos nos Estados Unidos, cerca de 90 milhões de pessoas, tem problemas pra entender o que os médicos dizem sobre o porquê estão doentes e como seguir o esquema terapêutico. Que grande ruído na comunicação!

Não existe nenhuma possibilidade de você criar uma família, ter sucesso no relacionamento, na sua vida conjugal, profissional, se não souber fazer bom uso da comunicação. A Neurociência afirma que a falta de comunicação, ou de estímulos adequados, pode gerar má formação do cérebro do bebê. Está na hora de parar, pensar e voltar ao velho jeito de se comunicar.

Não existe comunicação sem relacionamento e não existe relacionamento sem comunicação” Monica Carvalho Costa
Comunicação é um ato que (1) envolve pessoas, (2) envolve ideias, mensagens, sentimentos, informações. Aprendi muito na universidade no Curso de Comunicação Social, porém, permita-me compartilhar o que aprendi com Deus sobre a arte de se comunicar.

Deus se comunicou com o universo para trazer a existência a própria criação, expressando exatamente o que queria: “Haja luz!” E houve luz (Gn 1:3).

“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” Rm 1:19, 20

Deus compartilhou com a Trindade a ideia de criar o ser humano – “Façamos o homem a nossa imagem…” Gn 1:26

Deus se comunicava com Adão no Jardim, diz o texto bíblico “na virada do dia” – Gn 3:8 – Ali, gerou relacionamento com o homem; houve instrução, direção. (vs. Gn 1:28 – 31; 2:16, 17)

Anote 5 princípios que podem ajudar você a melhorar a sua comunicação:

1) Deixe claro o que deseja, qual a sua ideia, o que quer trazer à luz – “Haja luz”
Não fique dando voltinhas. Não deixe conteúdo para adivinhação. Não deixe nada subentendido. A comunicação precisa ser clara, objetiva, direta. Conheci casais que enfrentaram sérios problemas conjugais porque não eram capazes de expressar com clareza o que sentiam, quer fossem emoções positivas ou negativas. Alguém disse: “Doenças são palavras não ditas.” 

2) Compartilhe as ideias em família – “Façamos” 
Não permita a arrogância do: “eu faço”, “eu fiz”,” eu sei”, “eu que mando”. Tão pouco as frases que intencionam acusar: “Ela disse”, “Ele fez”. Compartilhe as ideias, como também o sucesso ou o fracasso delas. Tomar decisões em conjunto, pedir opinião, não diminui quem você é. Muita gente acha que precisa mostrar o tempo todo o quanto é capaz. Se até Deus contou com a Trindade porque você deveria andar sozinho?

3) Cuide do conteúdo de suas mensagens, do que fala, do que expressa – “E Deus os abençoou, e lhes disse: Frutificai…” Gn 1:28
Nossa boca deve servir para abençoar, para motivar, para orientar. Quantos pais amaldiçoam seus filhos e nem percebem o mal que lhes fazem com suas palavras maldizentes. Não saia falando sem pensar, sem controlar a língua. O livro de Provérbios diz que peca quem é precipitado no falar.
“Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.” Pv 29:20

4) Reserve tempo para o outro – “na virada do dia” 
É preciso ter um tempo de qualidade com o cônjuge, com os filhos, com os amigos. Relacionamentos são construídos com afeto e isso nem sempre significam palavras; às vezes são apenas olhares, toques, abraços. Às vezes basta estar ali ao lado para ouvir, sentir. Diga não a internet, celular, televisão e tenha um tempo para estar junto com quem você se importa.

5) Esforça-te para manter um canal de comunicação com Deus – 
Deus continua se comunicando conosco através de Jesus, através da Bíblia, através do Espírito Santo. E deseja que você continue se comunicando com Ele através da oração – “entra no teu quarto e fala com teu Pai em secreto”, disse Jesus (Mt 6:6). Ele pode te ajudar nas dificuldades que surgem na comunicação e nos relacionamentos.

Termino, lembrando que comunicação não é silêncio, mas, também não é ataque. Comunicação não é contar histórias sem fim, mas, também é não escrever com abreviaturas. Comunicação é relacionamento. É compartilhar, não apenas ideias, mas compartilhar tempo. Comunicação é diálogo. Mesmo agora há um processo de comunicação acontecendo: ainda que eu esteja escrevendo sozinha, a comunicação se estabelece quando minha mensagem chega até você. E por isso, eu espero seu retorno.

Até breve!

 

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.

©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.