Comportamento,  Sociedade,  Vida Sustentável

Cuidar do Jardim, nossa primeira missão como seres humanos


O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Gênesis 2:15

Somos uma geração privilegiada, usufruindo dos benefícios da tecnologia, da internet, da comunicação virtual, do avanço na ciência; apesar disso, contemplamos uma degradação sem precedente do mundo em que vivemos. Nosso planeta está agonizando, e cada vez mais catástrofes impressionantes vem acontecendo. E o que nós temos a ver com isso?

Entre os muitos problemas contra nosso meio ambiente, como a poluição dos rios que diminui drasticamente a reserva de água potável no mundo, a questão da fome, desmatamento, aquecimento global, se faz necessário um olhar mais atencioso para o aumento das catástrofes, conforme dados divulgados pela ONU:

“O número de desastres naturais causados pelas mudanças climáticas aumentou cinco vezes em 50 anos. Esses desastres naturais mataram mais de 2 milhões de pessoas, a maioria em países em desenvolvimento. Entre 350 e 500 catástrofes de média e alta magnitude ocorreram a cada ano nas últimas décadas. O pedido é que se detenha essa “espiral de autodestruição” que a humanidade enfrenta. (Organização das Nações Unidas)”

Ano após ano, autoridades mundiais se reúnem para debater sobre estas questões do meio ambiente. Alguém já disse que estamos caminhando para o caos. Ainda assim, pouco fazemos para mudar essa perspectiva. Como cristãos, precisamos lembrar que o que Deus fez é bom, é cheio de beleza, de vida. Um jardim para nos prover todas as coisas necessárias para nossa existência. O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. (Gn 2:15)

Pelo poder de Sua Palavra, Deus converteu o caos em ordem; fez separação entre o céu azul (atmosfera), a terra firme e os mares; trouxe a existência todo tipo de criatura e criou o ser humano à Sua imagem. Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito para a humanidade fosse cumprido.

Quem fez tudo isso? Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Fui eu mesmo, o Senhor, o primeiro, que continuarei sendo, até mesmo com os últimos. “ Isaías 41:4

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder; firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento. Jeremias 51:15

O poder criador da Palavra de Deus ecoou pelo cosmos, transformando o vazio em vida, a escuridão em luz. Revelando Sua grandeza e beleza na criação, obra de Suas mãos. Agora é nossa vez de anunciar a Sua Palavra com poder e ousadia para mudar as circunstâncias ao nosso redor. Anunciar o Deus criador que se revela em nós, por causa de Cristo em nós.

O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Hebreus 1:3

O pecado, que promoveu quebra de relacionamento com Deus, trouxe ao ser humano diversas consequências. Entre elas a falta de amor pela sua criação. Se realmente amarmos a Deus, amaremos também a sua criação. E honremos nossa primeira missão recebida: cuidar e guardar (o mesmo que proteger) o jardim (a sua criação).

O ser humano é como um jardineiro de Deus. Embora fosse um paraíso, ainda assim o jardim tinha que ser cultivado e plantado. As sementes deviam ser semeadas e cultivadas. A vida planejada para o ser humano não era uma vida ociosa, recebendo tudo de “mão beijada”, mas, uma vida de trabalho responsável.

Nossa relação com o planeta, com a natureza criada, tem que ser de cuidado, não de destruição, um cuidado responsável e preservador. Somos parte dessa criação. Precisamos ser conscientes de que a preservação nos garante a vida. Precisamos ter um olhar contemplativo (como o salmista) que reconhece a grandeza de nosso Deus em cada canto do planeta.

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Salmos 8:3,4

O que estamos fazendo? Como podemos simplificar nossa vida, a fim de estarmos em maior sintonia com o mundo natural de Deus?

De que modo estamos comprometidos com a missão de cuidar da criação?

É tempo de refletir sobre a preservação do nosso planeta, e não apenas sonhar com um outro lugar no espaço. É hora de se conscientizar, informar, ensinar, orar…

Frear o consumismo, a produção de lixo, a poluição…

Sendo mordomos de todas as dádivas divinas, temos a obrigação de cuidar da criação de Deus.

A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19

Trecho da oração de Martinho Lutero
Por isso, permite que os frutos sejam abençoados,
que cresçam para a nossa saúde e bem-estar.

Cuida para que não abusemos deles,
colocando a vida em perigo
ou provocando injustiça, voracidade ou malandragem.

Pois daí resultam falta de moderação, adultério, briga,
assassinato, guerra e muitas outras desgraças.

Muito antes concede-nos a graça,
para que usemos tuas dádivas em favor da melhoria de nossa vida,
para que os frutos mantenham nossa saúde,
e para que nós os usemos de maneira responsável diante de ti.

Amém.

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.

©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.