Comportamento,  Dicas,  Família

10 ideias para entreter e instruir seus filhos em casa

Como mãe de filho único sei bem o que é ter um menino preso dentro de um apartamento sem “ninguém” para brincar…

Quando mães me perguntam sobre isso, sempre defendo que é preciso dedicar um tempo para brincar e vivenciar experiências lúdicas com seus filhos.

Eu selecionei algumas ideias que podem ajudar a entreter as crianças e ainda desenvolver a criatividade e a inteligência emocional.

Alguns destes momentos de “brincadeiras” nos aproximaram tanto que até hoje povoam nossas memórias e nos ajudam a fortalecer os laços familiares.

Faça a sua lista e experimente.

1) Crie histórias com roteiros cheios de aventura e deixe que ele invente seus próprios personagens – Aliás, essa brincadeira meu filho ama até hoje, então brincamos de “criar” os roteiros e imaginar o fim da história enquanto assistimos filmes).

2) Conte a sua história, relembrando como foi a sua infância e mostrando fotos antigas. – Este é um excelente momento para você passar valores e crenças que são importantes para a sua família.

3) Faça a árvore genealógica da família; além do nome, coloque uma palavra que defina a pessoa, ex.: Vô João – generoso. – Essa é a hora de mostrar a importância da família e do quanto cada um tem o seu valor na sua história.

4) Faça um mural da família com palavras e fotos que representam vocês; deixe que ele escolha os momentos marcantes que já viveram juntos. – Traz à memória as coisas boas que já realizaram.

5) Produza um “Dreams Book”. – Consiste em criar um livro com sonhos pessoais e da família: para onde desejam viajar, onde visitar, comida a degustar, objetos de desejo… vale tudo! – Todos os anos nós fazemos a nossa lista de sonhos para o ano novo e ao final do ano agradecemos a Deus pelo que conquistamos. É bênção!

6) Crie um vaso de gratidão. – Consiste em colocar, dentro de um recipiente transparente, pequenos pedaços de papel escritos com as coisas pelas quais sejam agradecidos. Isso deve ser feito todos os dias até o vaso estar cheio. Faça com papéis coloridos, fica lindo!

7) Prepare uma cápsula do tempo, ou seja, separe coisas que podem ser guardadas e acessadas 10 anos depois. Marque o dia para abri-la juntos.

8) Conte histórias bíblicas, dramatizando a vida dos personagens. – Infelizmente, muitas crianças não conhecem personagens como Davi, Moisés, Ester… Personagens que falam de fé, esperança, força e temor a Deus.

9) Invente receitas na cozinha com as crianças. – O Kin sempre gostou de “experimentar” misturas. “Mamãe, e se eu misturar isso aqui no suco?!” “E seu colocar a barra de chocolate no meio do pão” (e acreditem, ele come até hoje sanduíche de chocolate).

10) Ensine brincadeiras antigas, como jogo de varetas, passa anel, stop, jogo da forca, jogo dos saquinhos etc. – Neste caso, você pode fazer os próprios saquinhos com retalhos de pano e grãos de arroz. Encontrei um site que ensina como fazer, acesse aqui.

Muitas destas ideias, vamos combinar, não tem idade… Todos podem aproveitar o tempo em casa para se divertir com elas.

Depois me conta o que mais agradou e como foi a experiência.

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.