Estudos & Mensagens,  Reflexão,  Vida Cristã

Para isso Ele veio!

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria…
Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água João 4:1-7

Cansado e sedento, Jesus para junto ao poço que ficava em terras samaritanas. Não havia ninguém além dele. Então, uma mulher, sozinha, se aproxima para tirar água e Jesus trava uma preciosa e reveladora conversa com ela. Esse encontro é um dos mais impressionantes na Bíblia. Quantas lições preciosas aprendo com o Espírito Santo com esta conversa de Jesus e uma mulher sem nome. Muitas lições para nós, para HOJE!!!

É um relato que fala de adoração, fala de salvação, de missão, mas também de cura interior… Não é um milagre físico como muitos que Jesus operou, não é a libertação de demônios… É uma obra de redenção na alma! É o retrato da completa redenção que Jesus veio realizar na vida do ser humano.

A obra redentora de Jesus é necessária, e todo aquele que tem um encontro com o Salvador, o Deus Emanuel, será transformado até que Sua obra seja completa em nós.

Era necessário

Vivemos dias de grande isolamento social – muitas pessoas vivendo isoladas umas das outras e não somente por causa da pandemia, mas, por questões pessoais, sociais, fobias, depressão. Vivemos o tempo da cultura fake: Fake News, fake foods, fake travel, fake life… Uma pesquisa revelou que cerca de 30% dos brasileiros adultos escondem sua verdadeira personalidade e mais de 20% metem sobre si mesmos nos seus perfis em redes sociais. Parece haver algo escondido por trás das fotos e mensagens positivas que vemos na internet. Felicidade demais estampada, quando seus corações e seus relacionamentos estão em pedaços.

Aquela mulher samaritana vivia no isolamento social, sabia o que são relacionamentos sem profundidade, o que é viver atrás de uma mentira. Cinco relacionamentos frustrados, cinco vezes decepcionada por buscar satisfazer sua alma em pessoas, em experiências humanas. Se tivesse perfil na rede social certamente mentiria sobre sua realidade. Ela não desejava ser vista, por isso escolhe um horário nada conveniente para buscar água, com sol a pino.

Mas, Jesus a conhece muito bem! Sabe seu nome, seu endereço, sabe sobre seu passado; conhece suas inquietações.
Esta não é simplesmente a história de uma mulher que encontrou Jesus, mas, de alguém que foi encontrada por ele!
O texto diz que era necessário passar por ali (vs. 4). Jesus já tinha seus planos bem definidos.

Ele não estava interessado na conversa dos fariseus (vs.1), porque para Jesus não é interessante discutir coisas que não edificam, não acrescentam… Jesus não quer saber se (para eles) judeus são melhores que samaritanos, se a igreja de um cresce mais do que a do outro. Assim também, ouso dizer que Jesus não está interessado em muitas de nossas conversas mundanas. Jesus está interessado em alcançar corações sedentos.

Mesmo quando percebe que está falando um com profeta, aquela mulher não tem perguntas tolas sobre o seu companheiro, sobre a sua vida, ela quer saber sobre sua vida de adoração. Sua conversa com Jesus não é sobre futilidades, mas sobre espiritualidade. Jesus sabia que, apesar das suas muitas lutas, aquela mulher ansiava por um encontro verdadeiro com Deus.

Por isso era necessário que Jesus passasse por ali, porque aquela mulher precisava do toque de Jesus.  E você precisa do toque de Jesus?

Era inevitável

Jesus quebra os paradigmas da época, em terras samaritanas, falando com uma mulher. Que surpreendente! Mas, Jesus, PRECISAVA passar por ali. No original grego é (die) – inevitável; é um dever, deve acontecer, ou seja, o que é absolutamente necessário.

Tal como deixar a sua glória, esvaziar-se e se tornar homem, habitar entre nós, morrer numa cruz, para perdão de nossos pecados… era necessário (Jo 1). “Ele veio para desfazer as obras do diabo” (1 Jo 3.8), Ele veio para salvar o perdido (Jo 3.16,17), “Ele veio para dar vida abundante” (Jo 10.10). Ele morreu, mas ressuscitou e hoje, podemos celebrar a vida, a esperança, a certeza de que Ele vem!! Ele sempre vem quando abrimos nosso coração para Deus.

Era preciso que Jesus viesse, Ele é nosso redentor! Resgatador! E ele não mede esforço para alcançar você.

O Mestre não dorme, não come, até que consiga cumprir seus planos diários. Naquele dia, Ele tinha um plano: alcançar o coração daquela mulher. Ele não temeu o que as pessoas iam dizer, ele não se deixou paralisar por paradigmas que vão contra a Vontade de Deus. Porque Ele não deixa ninguém de lado.

ASSIM É JESUS! Ele disse: “foi para estes que eu vim” (Mc 2.17). Era preciso!!
Jesus veio ao encontro daqueles que (muitas vezes) o mundo não vê, mas, que Deus conhece. Ele está interessado em alcançar os fracos, doentes e necessitados. Ele está interessado em você!


Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.

©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.