Família,  Vida Cristã

A Importância do Culto Doméstico

A Bíblia traz diversas referências sobre o culto doméstico, ou culto em família. coloca como obrigação dos pais instruir os filhos na Palavra de Deus e perpetuar a mensagem do Evangelho através das gerações. Em Provérbios capítulo 4, por exemplo, vemos descrita uma cena quase incomum nos dias atuais, mas, que precisa ser resgatada… a família reunida para meditar nas Escrituras:

Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãeentão, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; Pv 4:1-4

Em Deuteronômio 6, a ordenança de Deus é clara e imputa responsabilidade ao seu povo:  Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. Dt 6:5-9

Especialmente em tempos de crise, como esta que vivemos, sem precedentes por causa do coronavírus (COVID-19), é a Palavra de Deus que pode nos sustentar e fortalecer os nossos lares. Estamos nos protegendo, nos prevenindo, ao seguir as recomendações de isolamento, ficando em casa, no entanto, temos que nos lembrar que é não é um tempo de férias. A Igreja, que somos nós não parou!

Estamos em oração, meditando nas Escrituras, nos mantendo conectados pelas diversas mídias. Estamos participando da Campanha de Oração da Igreja Nacional (veja aqui como participar), estamos juntos no grupo de WhatsApp (clique para entrar), estamos juntos pelas redes sociais e, publicando aqui mensagens que podem ajudar na sua vida devocional e também no culto familiar.

Confira algumas dicas para fazer o seu culto doméstico  e abençoar o seu lar. Depois nos conte sobre sua experiência e seu testemunho. Temos a certeza de que será uma bênção!

Para que serve o culto doméstico?

Primeiramente, lembre-se que é um culto à Deus. Não é para “jogar conversa fora”, não é hora para chamar a atenção de ninguém, nem repreender os filhos.

É um momento para adorá-lo. Um tempo para ensino e meditação da Palavra de Deus. Para crescimento da fé e para momentos de oração em concordância. Para discipulado dos filhos, para fortalecimento dos fracos. Mas, principalmente, porque é um dever, um mandamento do Senhor.

Como fazer?

  • Marque o dia e a hora mais conveniente a todos, e informe toda a família.
  • Siga um roteiro e divida as tarefas para que todos participem ativamente.
  • Escolha antecipadamente o texto para meditação e organize as ideias. Você pode contar com a ajuda de comentários bíblicos, das referências nas Bíblias de Estudo, usando mensagens publicadas em nossos boletins, ou ainda, aproveitando sermões compartilhados aqui no Blog.
  • Ao final, pode fazer perguntas para verificar se todos entenderam.
  • Seja breve, mas, não superficial.

Roteiro:

  1. Oração. Comece com um momento de oração. Confissão (pedindo perdão) e Invocação (clamando pela presença de Deus).
  2. Adoração. Cante alguns louvores, exaltando o nome do Senhor.
  3. Leitura. Leia o texto bíblico para a reflexão.
  4. Meditação. Faça a explanação da Palavra, buscando a sabedoria do Espírito Santo.
  5. Aplicação. Observe como a mensagem da Palavra se aplica aos dias hoje ou como se aplica à nossa vida.
  6. Envio. Chamamos de envio, a direção que é oferecida aos ouvintes quanto ao que fazer com o desafio que a Palavra nos apresenta.
  7. Intercessão. Ore por pedidos da família, pelos necessitados, pela nação e pela igreja.
  8. Ação de Graças. Termine agradecendo a Deus pelo tempo precioso que passaram juntos.

Deus abençoe a todos!

 

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.