Cursos,  Educação,  Mo+,  Teologia

Bacharel em Teologia

Quando fechei o caderno, desliguei o computador da última aula, um misto de sentimentos. Estou finalizando um processo relevante na minha vida. No entanto, não posso afirmar que esteja encerrando, na verdade, pode ser apenas o começo de algo que ainda está por vir. Neste mês de março, termino a Graduação em Teologia com a apresentação do TCC na Faculdade Teológica Sul Americana.

Eu estudei teologia em cursos livres durante minha estada no Japão. Também dei aulas em cursos de formação teológica para brasileiros em Nishio-shi, região de Aichi-ken. E foi lá, na terra do sol nascente, que como missionária fui, de igual modo, levada ao ministério pastoral.  Eu e meu esposo pastoreamos por vários anos uma igreja local voltada para decasséguis naquela região.

Foram tempos preciosos, de muita dedicação ao Reino de Deus. Cuidando de jovens, trabalhando na obra missionária e realizando trabalhos voluntários. Saudades do Ministério Ágape, do Tocando a Trombeta. Um dos projetos voluntários mais marcantes, e que me traz muitas recordações, é o Jornal Kakehashi (que significa ponte) feito com ajuda de estrangeiros e japoneses, produzido pela prefeitura da cidade de Higashiura e distribuído em cinco idiomas.

De volta ao Brasil, buscava me reciclar e aprofundar os conhecimentos na teologia. Apesar de ter exercido o trabalho como jornalista no Japão, escrevendo para diversos veículos de comunicação naquele país, eu agora desejava crescer também na área teológica. Mergulhar nas páginas das Escrituras e encontrar ali os tesouros de Deus e, claro, me preparar para compartilha-los. Assim, conhecer a FTSA foi a realização de um sonho.

O curso reconhecido pelo MEC me encheu de expectativas e superou todas elas. Os professores altamente capacitados me mostraram uma teologia contextualizada. Foram capazes de responder muitas perguntas para as quais eu ainda não tinha conseguido respostas, apesar dos muitos anos de caminhada no cristianismo e na igreja.

Vejo o meu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso como uma ponte que permite a minha passagem de um lado para outro nas duas áreas que amo: comunicação e teologia.  O tema: Distâncias e Proximidades – Os desafios da comunicação na contemporaneidadeaborda um pouco sobre as dificuldades que temos como cristãos, como igreja, de manter uma comunicação mais humanizada, mais focada nos princípios cristãos, do que se deixar influenciar pelo comportamento atual que distancia as pessoas das pessoas e as pessoas de Deus. Segue um pequeno trecho:

“A comunicação precisa ser mais humanizada, especialmente na via digital. Quem sabe resgatar o  pioneiro conceito de comunicação do século XII com a visão de comunhão, no qual o compartilhar com o outro é mais importante do que simplesmente a difusão da ideia. Repensar nossas ações no mundo virtual, ou a chamada cibercultura, onde o comportamento individualista distancia as pessoas na mesma mesa. Podemos ainda aprender com o apóstolo Paulo que, mesmo a distância, usando o principal meio de comunicação da sua época, não negligenciou o foco nas pessoas.” (Monica Carvalho Costa, 2016)

No fim do mês, quando pegar o diploma de mais um curso superior (reconhecido pelo MEC), com certeza, não me alegrarei somente por isso, mas, especialmente pela bagagem que adquiri nestes anos de estudos. O diploma de Bacharel em Teologia, de teóloga, servirá para acrescentar o currículo, talvez para responder àqueles que não compreendem o ministério sem diploma. Mas, a bagagem, essa a gente não consegue levar em uma só mão, a gente leva para sempre na mente e no coração; essa a gente não exibe ela se mostra sozinha.

E como a Faculdade Sul Americana tem cursos incríveis, eu já ingressei em outro. Estou fazendo um curso de extensão em Neurociências Relacional e Psicoterapias. Quer conhecer a FTSA? Entra no site www.ftsa.edu.br

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.