Ásia,  Viagens & Turismo

China – Aventura gastronômica

#DescobrindoaChina – Aventura gastronômica

Em minha primeira visita à China fiquei preocupada com o que comeria por lá. Eu já estava acostumada com a comida no Japão, mas, as histórias que se ouviam da China era mesmo de deixar a maioria arrepiada. Escorpião, baratas, polvo… argh, pra mim não dá! Na pior das hipóteses, pensei, vou comer macarrão e frutas todos os dias.

Visitamos o mercado de comidas típicas e realmente havia muita coisa exótica. Todas essas “iguarias” expostas para quem deseja uma aventura culinária. Para mim bastou apenas fotografar e rir muito com as caras e bocas das minhas amigas. Muitos turistas vão até lá, compram o “espetinho de escorpião” só para pousar de corajosos na foto. Inclusive muitos chineses porque, claro, essa não é a gastronomia do cotidiano chinês.

Apesar disso, foi na China que experimentei alguns dos sabores mais incríveis dessa viagem pela Ásia (que incluiu tour pela Korea do Sul e Japão). O primeiro deles, foi uma experiência gastronômica que reuniu comida boa e cultura popular. Conheci o “Pato de Pequim” num restaurante famoso, com danças e apresentações artísticas. O prato, servido desde o século XV, é a principal referência da culinária nacional. Servido e cortado na mesa pelo Chef, o pato laqueado, assado, tem a pele crocante e a carne levemente adocicada.

Aos pés da Grande Muralha, fomos ao restaurante Xio Long Pu, onde a comida caseira era preparada com alimentos plantados e colhidos por ali mesmo nas redondezas. Uma mesa gigante para acomodar 11 pessoas e pratos giratórios para que todos pudessem se servir de tudo que fosse servido. Pratos simples à base de legumes, carne de porco, frango e temperos típicos, garantiram o almoço e a força necessária para caminharmos e vibrarmos com a bela paisagem das Muralhas da China.

E para terminar essa aventura de sabores, quero destacar a fruta que me conquistou no café da manhã em Shangai; a pitaya. Conhecida como a fruta dragão por causa de sua casca escamosa, ela tem uma polpa macia com sabor que lembra o kiwi e traz muitos benefícios para a saúde. Um dos seus benefícios é ajudar no emagrecimento. De volta ao Brasil, descobri que tinha pitaya bem pertinho de mim. Saiba mais sobre a pitaya clicando aqui.

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.