segredo_do_misoshiru
Alimentos & Culinária,  Ásia

O segredo do misoshiru

O inverno é o momento certo para criar receitas de sopas e caldos para esquentar o friozinho.

E sempre me perguntam sobre o misoshiru (caldo típico japonês), então resolvi compartilhar uma receita fácil de preparar.
Desde que meu filho começou a ¨exigir¨ que ele fizesse parte do nosso cardápio, tornou-se comum em nossa alimentação; principalmente depois das descobertas de seus benefícios à saúde. Até comprei as típicas tigelinhas para servir à mesa.

Para os japoneses é algo tão básico, desde a infância (inclusive nas escolas), que o misoshiru é consumido no café da manhã, no almoço e no jantar. Não importa se faz frio ou calor. A importância desse alimento vai além da tradição e do sabor, é fonte de juventude. A vida de um antigo shogun (líder militar do século 17), temido por todos, hábil nas estratégias de batalhas, considerado extremamente inteligente e que viveu muito mais que a maioria das pessoas de sua época, alimentou essa ideia da pasta milagrosa. Pode ser este o segredo do misohiru ou apenas uma lenda japonesa?

Lendas à parte, a ciência vem comprovando que a pasta de soja ajuda na menopausa, melhora o sistema imunológico e ainda garante habilidades de gênio, alimentando a memória e estimulando o cérebro.
Segue abaixo uma receita básica, mas, você pode acrescentar legumes e outros ingredientes que desejar.

TOFU TO NEGI NO MISOSHIRU* 
(Caldo de Pasta de Soja com Queijo de Soja e Cebolinha)
Ingredientes:
1 tofu (queijo de soja) pequeno, ou meio tofu de tamanho-padrão, picado em cubinhos de aproximadamente 1 a 2 cm.
1 pé de negi (cebolinha verde) picado
1 litro de katsuo-konbu dashi, ou 1 litro de água e 1 pacote de hondashi (tempero à base de peixe)
2 colheres de sopa (30g) de miso (pasta de soja)
opcional – 1 pitada de ajinomoto 

Preparo: Esta é a receita mais comum de preparo de misoshiru. Numa caçarola ou panela média coloque o katsuo-konbu dashi (ou a água e o hondashi) e o miso, e mexa até dissolver. Acenda o fogo em chama alta, acrescente o tofu picado e espere ferver. Assim que a fervura levantar, leve ao fogo médio e deixe ferver por mais dois minutos. Desligue o fogo, distribua o caldo em tigelas, salpique um punhado de cebolinha picada em cada porção, e sirva.

Rendimento: 4 porções

*Receita de Cristiane Sato para culinária japonesa