Alimentos & Culinária,  Saúde

Comer chocolate deixa mais inteligente

Comer chocolate amargo estimula o cérebro, diz estudo

Para alguém que é chamada de chocólatra, como eu, não poderia haver notícia mais deliciosa. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, na Universidade de Maine, descobriu que comer chocolate melhora nossa função cognitiva, ou seja, estimula o cérebro e nos deixa mais inteligentes.

O estudo publicado em 2016, na Revista Apetite, acompanhou a dieta de adultos entre 23 a 98 anos de idade que consumiram chocolates por vários meses. Todos que consumiram o alimento pelo menos uma vez por semana tiveram estímulos significativos na parte cognitiva, que traduzindo quer dizer memória e raciocínio melhorados.

Flavonoides são o segredo

Se, assim como eu, você queria uma boa justificativa para continuar devorando o chocolate, prefira os mais amargos. O cacau é rico em flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória responsável pelo aumento da capacidade de memorização e raciocínio. Compare: altos níveis de flavonoides são encontrados no chocolate escuro (aproximadamente de 30 a 70% de cacau), enquanto o chocolate ao leite contém apenas de 7 a 15 % de cacau.

Em diversos países, pesquisadores vem descobrindo que a ingestão regular de flavonoides de cacau poderia proteger contra o declínio cognitivo normal da idade. A descoberta já foi realizada na Escola de Medicina de Harvard e na Universidade de L’Áquila, na Itália. Nesta última, os cientistas analisaram um grupo de 90 idosos com dano cognitivo brando e verificaram notável aumento na fluência verbal e no nível de atenção dos participantes. Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao flavonoide epicatequina, responsável por aumentar a circulação do sangue e estimular o crescimento de vasos sanguíneos, favorecendo a oxigenação no cérebro e melhorando suas funções.

Chocolate e prêmio Nobel, tudo a ver

Para apimentar ainda mais a relação de amor entre cacau e pessoas inteligentes, um estudo suíço apontou a relação entre o consumo do chocolate e o número de premiações científicas. Isso mesmo! O cardiologista Franz Messerli, da Universidade Columbia, afirmou em artigo publicado no New England Journal of Medicine, que quanto mais chocolate um país consome, mais prêmios Nobel recebe. Aliás, o chocolate suíço é maravilhosoo! E a Suíça, país que mais recebeu o Nobel até hoje.

Enfim, ele é doce, traz sensação de felicidade, faz bem para a saúde, mas, como qualquer outro alimento deve ser consumido com equilíbrio. Sejamos inteligentes na escolha do chocolate para manter essa inteligência ainda mais evidente.

 

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.