Mo+,  Reflexão,  Vida Cristã

Depois da Tempestade, a Bonança

Tenho encontrado pessoas que estão a ponto de desistir de si mesmas, de Cristo, da vida… Tento buscar uma resposta para elas e tudo que consigo dizer são palavras que serviram para mim mesma não abandonar o barco no meio da tempestade.

Em 2002, enfrentei uma das mais tortuosas lutas da minha vida… Em oito meses de gravidez, cinco foram passados dentro de um hospital no Japão, sem levantar as pernas para nada (nem sentar para comer eu podia), duas cirurgias e dois meses numa UTI. Além disso, só era permitida a presença de meu esposo e de minha cunhada, que foi também minha tradutora.

Apesar das muitas mensagens de apoio e incentivo que recebi, eu me via só, abandonada, inválida, incapacitada de realizar qualquer tarefa. E em meio a tantos remédios e aparelhos, eu só tinha uma certeza: isso um dia terá fim. Deus está cuidando de mim! Depois da tempestade sempre vem a bonança!

Muitas vezes não compreendemos os mistérios de Deus e porque Ele nos permite passar por tais situações, mas, você não pode perder a esperança e a fé. Tudo passa, só o amor permanece. E o amor de Deus cobre multidão de pecados, quebra o jugo, renova Suas misericórdias, não nos deixa só e ainda nos faz mais que vencedores.

Mesmo com todo sofrimento, eu ainda podia sentir o amor de Deus por mim. Amor esse, que não me permitiu ser consumida pela minha dor, pelas minhas dúvidas, meus questionamentos, minha falta de fé, autocomiseração, murmuração, incertezas, angústia, desespero…

Lembrei-me daquela passagem em que os discípulos tomaram o barco e puseram-se a atravessar o mar (Mateus 14:22~36). Cumprindo uma ordem de Jesus e de repente ventos contrários começaram a soprar. Eles temeram e gritaram: “vai afundar”, mas, eis que andando sobre as águas surge uma figura misteriosa que os socorre. Leia esse texto nas Escrituras e depois considere alguns pontos para meditar:

  • Eles obedeceram e ainda assim sofreram dificuldades
  • Eles estavam sozinhos no barco
  • Jesus orava no monte e de lá os contemplava
  • Eles tentaram vencer a tempestade com suas próprias forças
  • Jesus veio ao encontro deles
  • Eles temeram a Jesus
  • Pedro lançou-se nas águas
  • Pedro desfaleceu
  • Jesus parou a tempestade
  • Jesus levou o barco a salvo para o outro lado
  • Do outro lado do mar, milagres aconteceram.

A história parece se repetir conosco. Sentimo-nos injustiçados: “obedeci e agora isso”, “onde está Jesus?”, “na hora em que mais preciso Dele…”.

Jesus estava lá orando, e hoje continua intercedendo por nós ao lado do Pai (Rm 8:26, 34). Jesus os contemplava, Jesus continua a olhar por nós, Ele nunca nos abandona. Jesus veio ao encontro dos seus discípulos, Ele vem ao seu encontro hoje para cessar os ventos contrários, creia!

Mas, às vezes, Jesus vem e fala conosco e nós não acreditamos ser Ele. Outras vezes, nos arriscamos como Pedro a lançar-nos em seus braços e viver um milagre, porém, desistimos no meio do caminho. Contudo, e para glória de Deus, Ele não nos deixa sucumbir nem nos afogar por causa da nossa falta de fé. Então, podemos experimentar a calmaria, a quietude, o sossego, a paz que excede o entendimento (Fp 4:7).

Segure firme nas mãos de Jesus e Ele te conduzirá em vitória. Do “outro lado” Ele vai te usar para abençoar outras vidas, tenho certeza. Foi assim que Ele fez comigo. “Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões“.Dn 6:27

Hoje, eu e o meu lindo filho Daniel Kin, somos provas vivas de que milagres existem e de que depois da “prova de fogo” ficamos mais resistentes como metal precioso. Meu menino de ouro foi um milagre no meio da tempestade. Kin em japonês significa ouro.

Deus te abençoe!

Texto escrito em 2002 no Japão
Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.

4 comentários