Família em crise?
Mês de Maio é considerado, mês da família. Especialmente, este maio de 2020 está sendo um mês desafiador para milhões de famílias por causa da pandemia do coronavírus.
Os noticiários tem mostrado famílias inteiras acometidas pela doença, pela covid-19. Pais, filhos e irmãos estão morrendo simultaneamente. Além da doença, muitas famílias enfrentam endividamento, desemprego e até mesmo fome.
Realmente não está sendo fácil, em muitas casas, passar a quarentena. Toda essa proximidade, mais tempo juntos, também pode trazer conflitos. Com o aumento da convivência já se fala em aumento da violência doméstica e divórcios.
Agora, somem a isso os problemas já “naturalmente” inseridos nas famílias, como dificuldades de comunicação, divergências na educação dos filhos, rasuras nos relacionamentos. Nestes dias, tudo fica mais intenso e desafiador.
Mas, eu quero levar você a refletir sobre o outro lado da moeda.
Deus criou este lugar seguro onde tudo começa, família…
O que significa ser família?
Passar mais tempo juntos pode ser positivo para avivar o casamento, para aumentar o diálogo e recuperar o tempo perdido. Buscar novas formas de se relacionar e conviver.
Recentemente li um artigo que trazia a definição de família do doutor Adriano Vaz Serra, proeminente psiquiatra português, que foi diretor de psiquiatria dos hospitais da Universidade de Coimbra, e que faleceu em 2019, aos 79 anos.
“A família tem, como função primordial, a de proteção, tendo, sobretudo, potencialidades para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos, podendo formar uma barreira defensiva contra agressões externas ajudando a manter a saúde física e mental do indivíduo, por constituir o maior recurso natural para lidar com situações potenciadoras de estresse associadas à vida na comunidade.”
Como essa definição ganha sentido em maio de 2020… Eu vou repetir com mais calma, destacando a função da família:
- Família é lugar de proteção
- De dar apoio emocional na resolução de conflitos
- De criar uma barreira defensiva contra agressões externas para manter a saúde física e mental
Vamos nos lembrar que: Deus é família e família é reflexo de Deus. Deus criou este lugar seguro onde tudo começa, família… onde começa a história de cada um de nós, onde começam nossos sonhos e onde criamos um abrigo para aqueles que amamos.
Família é este lugar onde Deus dá o suporte para resolução de conflitos e restauração de vidas. Do começo ao fim da Bíblia, encontramos histórias de famílias que viveram conflitos terríveis: de morte, separação, agressão, violência, fome e dor. Histórias de irmãos que se odiaram, de viúvas que sofreram por não ter o que dar aos seus filhos, de pais que clamaram pela cura, de famílias que não se entendiam…
Qual é a crise da sua família?
É também na Bíblia que encontramos os mais lindos relatos de reconciliação e restauração familiar. De perdão, de retorno ao lar, de cura na alma.
Todos conhecem a história de Jacó e Esaú, mas, atente para o versículo 4 de Gênesis 33 – “Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; agarrou-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.” – Naquele momento nenhuma divergência fazia sentido, todo o passado não importava mais.
Com certeza também conhece a história de José: “Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.” (Gênesis 45.3,4)
José não agiu por vingança, José tão pouco quis faze-los sofrer como sofrera (ah! e como sofreu); José simplesmente disse: não fiquem tristes, nem sofram com a culpa, Deus sempre esteve no controle de tudo.
Você sabia que o sentido exato da palavra crise significa decisão. José tomou a decisão de perdoar.
Qual é a sua crise? E qual vai ser a sua decisão?
Não importa o problema, o tamanho da crise… sua família pode ter um lar abençoado por Deus. Abra a porta para que o Senhor venha com sua graça, com seu amor incondicional e com sua paz.
Olhe para a oportunidade que Deus te dá de valorizar cada membro de seu lar. Cada um, na sua individualidade, tem extrema importância no propósito de Deus para sua família.
Deus tem o controle de tudo. Na pandemia, talvez percamos algum dinheiro, algum negócio, alguns projetos, alguns amigos, mas, de forma alguma permitiremos que nossa família se perca.
*Transcrição do Podcast gravado em 7 de maio de 2020.
Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.