Uma mulher, um milagre
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. 2 Reis 4:1-4
Esta mulher não tem nome, nem profissão. Mas, tem uma história, tem uma família, tem um modelo de conduta espiritual que nos ensina. Ela tinha um “senão” que mudou o seu destino.
Sua fé, seu comportamento, sua luta, nos inspiram, especialmente, em dias de dificuldades. Quem de nós, já não se sentiu acuado, sem saber o que fazer? Talvez você olhe ao redor e nada vê, entretanto, pode haver um “senão” bem na sua frente.
O desespero daquela mãe, ao pensar que seus filhos poderiam ser levados como escravos, a impulsionou na busca do Senhor. Sua necessidade a levou mais perto de Deus. Ela buscou um líder espiritual que pudesse lhe dar algum conselho; alguém que conhecia tão bem a sua família que reconheceria a injustiça que sofria.
Sua fé a moveu para o lugar certo. Foi uma fé ativa, uma fé que age. Ela ouviu a orientação do profeta. Ela creu. Obedeceu. Ela envolveu seus filhos no milagre. E todos foram coparticipantes do milagre de Deus.
Ela pôde contar com seus vizinhos, com certeza por causa do bom relacionamento, da boa reputação que tinha na comunidade. A dívida que seu marido deixou não era por causa de uma vida devassa, ele era servo de Deus. Foi uma tribulação inesperada, como muitas que vêm sobre nós e sobre nossa família. Mas, ela sabia onde buscar ajuda.
Que mulher inspiradora. Que mulher guerreira!
“Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite“, ela disse. Mesmo acreditando não ter nada, o seu “senão” fez toda a diferença. Por causada sua fé, da sua obediência, o azeite superabundou. Por causa da sua coragem e determinação, ela conseguiu vender tudo. Suas dívidas foram sanadas.
Aquela mulher foi de endividada à empreendedora.
Não importa qual seja sua luta, coloque a sua fé em ação, coloque nas mãos de Deus o seu “senão”, o “tudo ou nada” que possui. Deus pode derramar bênçãos sobre você, sobre sua casa, mas Deus não quer trabalhar sozinho. Ele nos faz coparticipantes do milagre, como essa viúva da botija de azeite, ou como aquela que ofereceu seu último bocado de farinha, ou ainda o jovem que ofereceu sua última refeição (5 pães e 2 peixinhos).
Seja qual for o milagre que você precisa, mostre a Deus o que você tem. Este poder ser o seu “senão” que mudará a sua história também.
Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.