Alimentos & Culinária,  Saúde

A Pitaya e seus benefícios

Pitaya, a fruta exótica que ajuda emagrecer.

Descobri a Pitaya na China. Quando via essa fruta exótica, rosada, de polpa branca e sementinhas pretas, fiquei entre a dúvida do sabor e a certeza de que se tratava de uma preciosidade. E como estava na China não poderia perder a oportunidade de experimentar algo diferente.

Não me arrependi! A fruta tem um sabor parecido com o do kiwi e uma série de benefícios para saúde. De volta ao Brasil, descobri que podia apanhar pitayas no quintal da minha sogra. Como era uma fruta desconhecida pela família ninguém aproveitava dessa iguaria. Bom, isso era antes da minha descoberta.

A pitaya nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos e no Brasil começa a frutificar em dezembro. Então, dá para imaginar que minha cesta de frutas está repleta dessa gostosura que no mercado próximo custa 39 reais o quilo. Cara, né! Mas, procure pela vizinhança; quem sabe descobre um pé pertinho de você, assim como eu.

Em 100 gramas da fruta há 10mg de cálcio, 16mg de fósforo, 4mg de vitamina C e apenas 50 calorias. Pode ser consumida ao natural, em saladas e sucos, ou em deliciosas receitas de sorvetes, tortas, doces e geleias. Apesar da fama de fruta do dragão por causa da casca escamosa, a pitaya possui propriedades antioxidantes e ajuda no emagrecimentoVeja no quadro abaixo com informações do site Tua Saúde.

Anote uma receita de suco que eu gosto e ajuda no funcionamento do intestino:
Junte  a mesma proporção de laranja, mamão e pitaya; bata no liquidificador com água gelada e adoce a gosto.
Se estiver de dieta, este suco substitui a refeição da noite tranquilamente, dando a sensação de saciedade. Experimente!
_________________________________________________犀利士
________________________________

Os benefícios da pitaya incluem:

  •  Agir para emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Regular o intestino pois tem oligossacarídeos. (fonte: www.tuasaude.com)
_________________________________________________________________________________

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.