Comportamento,  Comunicação,  Sociedade

Cinco canais confiáveis para checar se é fato ou fake news

Como prometi, eu pesquisei e confirmei cinco sites ou agências de notícias que checam informações e combatem as chamadas fake news.

Você já sabe: antes de compartilhar qualquer informação, confira antes a origem da informação e pesquise ou vá direto a um destes canais confiáveis abaixo:

1) Portais de grandes canais de notícias
Grandes canais de comunicação podem errar, mas dificilmente vão publicar notícias falsas, isso porque prezam pela reputação de suas empresas e possuem grande experiência no mercado jornalístico. A maioria desses canais já possuem uma coluna específica para combater notícias falsas. Alguns deles também oferecem números de WhatsApp para checar informações dos usuários.
O Estadão – tudo sobre fake news
Grupo Globo – Fato ou Fake
Folha de São Paulo – Agência Lupa
UOL Confere

2) Projeto Comprova
O Comprova é um projeto colaborativo que reúne diversos jornalistas de diferentes veículos de comunicação, como Exame, Veja, Nova Escola, Estadão, Folha, Uol. O foco esta na apuração de textos, vídeos, imagens e gráficos em circulação. Fizeram um trabalho conjunto nas eleições de 2018, investigando as informações enganosas ou inventadas e compartilhadas durante as eleições. Esperamos que esse trabalho também seja frutífero nas eleições de 2020.
Ajude fazendo denúncias via Facebook, Twitter ou pelo número (11) 97795-0022 no WhatsApp.
Acesse

4) A Pública
É uma agência de jornalismo investigativo fundada por mulheres em 2011, que tem o compromisso de checar notícias e aspectos relacionados à administração pública, com foco na defesa dos direitos humanos. Sem fins lucrativos, as jornalistas trabalham firmes para confirmar também frases de figuras públicas e de boatos que circulam sobre temas eleitorais. Legal né meninas?! Vamos torcer, para que elas continuem perseverantes nas eleições de 2020.
Acesse

3) Agência Aos fatos
É uma agência especializada em verificar notícias, membro da IFCN – International Fact Checking Network, um instituto internacional de checagem de fatos e, contratada pelo Facebook. Depois de analisar os fatos ou fakes, eles classificam em categorias: verdadeiro, impreciso, exagerado, distorcido, contraditório, insustentável e falso. A agência aceita denúncias públicas pelo Facebook e Twitter por meios de posts marcados com a hashtag #vamosaosfatos. Então, já sabe, se desconfiar use esse recurso.
Acesse

5) Coletivo Bereia
Para finalizar esta lista, escolhi o Bereia, um projeto que envolve organizações, profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação vinculados ao contexto da fé cristã. Muitos dos colunistas do Coletivo Bereia são teólogos, historiadores, sociólogos etc. No serviço de informação e checagem de notícias se utilizam do seguinte slogan: “Separar o Joio. Guardar o trigo”. Isso diz muito não é mesmo?
Acesse

Compartilhe o artigo com seus amigos, pode ajudar outras pessoas a se livrar de informações falsas ou notícias enganosas que podem prejudicar a sociedade e até mesmo a vida de cada um de nós.

Veja também: Confira 5 passos para identificar uma fake news


Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.