Comportamento,  Dicas,  Saúde

Como enfrentar o estresse em tempos de pandemia?

Home office, distanciamento físico, uso de máscaras…
Quantas mudanças a pandemia nos trouxe; mudanças que afetaram, não apenas, a nossa maneira de fazer as coisas mas, também nossas relações e nosso emocional.

Sintomas como irritação, tristeza, medo, frustração, solidão, ansiedade, que em geral fazem parte da nossa vida, parecem mais intensos neste tempo. Parte da culpa é do estresse acumulado que ganhou mais força na pandemia.

Para ajudar neste momento, profissionais e órgãos de saúde reuniram numa cartilha informações, dicas e estratégias de enfrentamento para reduzir o estresse e ansiedade.

O manual gratuito oferece respostas à pergunta: “Como reconhecer os sintomas de estresse e ansiedade?” e oferece lista de possíveis sintomas, aponta o que é preciso evitar e traz dicas de como reagir para superar as dificuldades.

Cuidando dos mais vulneráveis

Entre as dicas da Cartilha estão orientações para cuidar daqueles que necessitam de mais atenção e estão passando mais tempo em casa, como crianças e idosos. Confira e coloque em prática!

  • “Pensando em quem é mais vulnerável – as crianças, idosos e quem já tem problemas de saúde – é comum ficarem mais ansiosos, zangados, agitados, retraídos ou muito desconfiados.
  • Ajude-os a expressar como estão se sentindo – falando, desenhando, cantando, contando histórias, brincando – e ouça sem criticar.
  • Forneça instruções claras, de forma bem simples e objetiva.
  • É importante que mantenham uma rotina com horários de dormir, acordar e fazer as refeições, lembrando-os de beber água.
  • As crianças devem ficar junto às suas famílias, e sempre que for possível e seguro, de preferência com os pais. Se não der, tente usar os recursos de chamadas de vídeo várias vezes por dia.
  • Seja paciente – evite gritar ou ser ríspido – essa situação é difícil para todos!
  • Os pais e cuidadores (de crianças, idosos ou de pessoas com deficiência), profissionais de saúde e todos que têm papel vital e precisam se expor, ficam especialmente sobrecarregados.
  • Demonstrar empatia e solidariedade ajuda muito!”*

Acesse aqui a *Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia >>

* Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento
do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico : Gustavo
Farinaro Costa.

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.

©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.