Gente,  Saúde

A importância da fonoaudiologia

A importância da fonoaudiologia e o sucesso na recuperação da paralisia facial

Pouca gente sabe a real importância da Fonoaudiologia. Acredito que ainda existam pessoas que nem sabem o que é. Então, antes de qualquer coisa, aqui vai uma simples definição: Especialidade médica que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento.

Pois bem, eu tenho uma fonoaudióloga particular, minha amiga Pêdra, especialista em Reorganização Neurofuncional. Por utilizar muito a minha voz eu acabo ficando rouca com muita frequência, ou melhor ficava. Depois dos exercícios empregados por ela, eu tenho ganhado mais força e fôlego na hora de falar em público. Contudo, eu resolvi escrever sobre isso, depois que meu esposo precisou do seu tratamento.

O Laercio teve paralisia facial, conhecida como Paralisia de Bell. Um lado do rosto não se movia enquanto a outra face teve fraqueza muscular, deixando-o com aquela aparência de olhos e boca caídos. Em consulta no hospital, a orientação do médico clínico geral foi para tomar antibiótico e aguardar até que voltasse tudo ao normal (isso poderia demorar semanas ou meses). No entanto, com o trabalho dedicado da Pêdra, aliando os princípios da Fonoaudiologia com o Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, meu esposo teve uma melhora significativa já no primeiro dia. E, depois de uma semana fazendo os exercícios acompanhados, ele teve os movimentos do rosto totalmente recuperados.

Pêdra atende na Podemac, um centro multidisciplinar, especializado em Fonoaudiologia e no atendimento de áreas a fins, que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento em diversos distúrbios. Sua principal atuação tem sido com pacientes, especialmente crianças, com distúrbios neuropsiquiátricos: autismo, hiperatividade, depressão crônica, disfagia. Para saber mais acesse o site www.podemac.com.

Pêdra Aparecida Soares possui Especialização em Audiologia pela Universidade Estácio de Sá (UNSA) Rio de Janeiro; Especialização Método Padovan de Reorganização Neurofuncional; Método Padovan no Atendimento Hospitalar e Home Care. É graduada em Fonoaudiologia Pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) de Londrina e desde 2002, atua no atendimento com pacientes Neurológicos (Home Care), com experiência em UTI Hospital Universitário de Londrina e Consultório, Síndromes e distúrbios de Aprendizagem.

Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.

2 comentários