Alga, uma poderosa aliada para emagrecer
A matéria publicada recentemente num site voltado para dekasseguis descreve a alga como a mais importante alternativa na guerra contra a balança. É a confirmação de um estudo outrora realizado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, quando ratos analisados consumiam a alga como parte da sua dieta e perdiam peso, ainda que mantivessem a quantidade de calorias consumidas.
No Brasil ela ainda não é popular, já nos EUA por exemplo, algas de diversos tipos podem ser encontradas como ingrediente de bolachas, salgadinhos, aperitivos, cereais e pães.
A alga é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter duas vezes mais proteína do que algumas carnes. São excelentes fonte de iodo, mineral importante no funcionamento da glândula tireoide e em carotenos, que funcionam como agente antioxidante e anticancerígeno. Então, a ideia é: para emagrecer inclua algas na dieta.
____
Pesquisa revela: algas superam todos os tratamentos para emagrecer
TÓQUIO (IPC Digital) – As algas marinhas podem se tornar uma importante alternativa nas dietas para o emagrecimento.
A conclusão é de uma pesquisa feita no Reino Unido financiada pelo Biotechnology and Biological Sciences Research Council. O estudo verificou que as algas têm potencial de reduzir a quantidade de gordura pelo organismo em cerca de 75%.
O grupo liderado por Iain Brownlee e Jeff Pearson observou que o alginato, a fibra natural encontrada nas algas, diminui a absorção de gordura pelo organismo de modo muito mais eficiente do que a maioria dos tratamentos atuais contra obesidade.
Além disso, quando é ingerida antes das refeições, reveste as paredes estomacais, dando a sensação de saciedade mais cedo, o que faz com que você coma menos. Os minerais e oligo-elementos raros presentes nas algas também são importantes para regular o funcionamento do metabolismo.
As algas na culinária japonesa
No Japão, elas existem em diversos pratos da culinária, numa diversidade de espécie. É barato e fácil de comprar.
A alga nori (do gênero Porphyra) é utilizada na preparação dos sushis. A alga wakame (Undaria) é utilizada principalmente na preparação de sopas; kombu (Laminaria japonica), uma alga bastante consistente, difícil de mastigar, é utilizada na preparação de pratos como o feijão azuki, em sopas, ou seca como snack (salgadinho); e hiziki (Hijikia fusimorme), uma alga pequena, de sabor muito pronunciado, utilizada na preparação de saladas, ou de refogados com outros alimentos.
A diversidade é grande e as possibilidades de consumi-la diariamente também. Se você quer emagrecer invista no seu consumo diário.
Mônica Carvalho Costa – jornalista, profissional da área de comunicação e líder cristã.
©Todos os direitos reservados. Os artigos podem ser copiados ou compartilhados desde que citadas as fontes e referências.